efisul
Efisul - RISE

Publicada em 02/10/2012.

Relatório de Impacto no Sistema Elétrico

Cada processo fabril de um consumidor possui cargas com características particulares a sua construção e de alguma forma elas podem afetar os níveis de fornecimento de energia (tensão, frequência, corrente), perturbando o sistema elétrico, ou seja, a qualidade da energia elétrica. Nestes casos os consumidores devem realizar este estudo na sua planta elétrica, mostrando quais serão os impactos causados pelas cargas no sistema e propondo a solução dos distúrbios gerados. Mostrando quais são as ações necessárias para eliminar ou reduzi-los a níveis estabelecidos pelas normas vigentes.

A Efisul possui equipe qualificada para realizar este estudo, desde as simulações, medições com analisador de energia, até a implementação das soluções para eliminação dos distúrbios, possuindo a experiência necessária em qualidade da energia elétrica para realização do trabalho.

Necessidade de RISE:

1. Montante de carga potencialmente perturbadora (CPP) igual ou maior que 150kW;

2. Distância da SE ao ponto de acesso;

3. Níveis de Curto-Circuito no ponto de acesso.

Distúrbios Avaliados:

1. Tensão em Regime Permanente;

2. Distorção Harmônica de Tensão e de Corrente;

3. Flutuação de Tensão;

4. Desequilíbrio;

5. Cintilação (Flicker);

Cargas Potencialmente Perturbadoras:

  1. - Inversor de frequência;
  2. - Aparelhos de solda;
  3. - Fornos de indução e a arco;
  4. - Retificadores;
  5. - Grandes motores de indução e corrente contínua;
  6. - Banco de capacitores

Benefícios do RISE:

A análise vinculada ao RISE apresenta vantagens ao consumidor, sendo possível identificar problemas internos em seu sistema elétrico que podem estar afetando a vida útil de seus equipamentos, provocando paradas de produção ou até mesmo queima de equipamentos.

O estudo sendo um processo que envolve um trabalho de medição e levantamento em campo apresenta possibilidades de visualização de problemas internos como: sobrecarga em circuitos, tensão em nível baixo, queima de motores, lâmpadas e capacitores, sistema de aterramento ineficiente, entre outros. Desta forma é possível solucionar problemas que acarretam em grandes custos de produção e manutenção, aumentando a confiabilidade do sistema elétrico do consumidor.

voltar
rodape